Guia Instituto Usuário Online

Dicas para sua Carereira e seus Negócios
O Líder Moderno Deve Abandonar a Cultura da Empresa e Criar um Clima Favorável

A cultura certa faz seu negócio prosperar!

Se você lidera uma unidade de negócio – uma equipe, um departamento ou uma empresa – você já pensou sobre a cultura corporativa?

Você já leu sobre como ter a cultura certa leva a resultados excepcionais.

Acerte a cultura, os gurus dizem, e o resto vai magicamente cuidar de si mesmo.

E você acredita se você é ou já foi parte de uma equipe de alto desempenho.

Tudo faz sentido, é divertido, e os resultados fluem.

O problema surge quando você tenta pegar seu time atual, que não é ruim, mas não tem nada de especial, e mudar a cultura.

É difícil, não é?

Os gurus dizem para escrever uma declaração clara da missão, alinhar com os valores, e comunicar (em excesso).

Isso funcionou para você? Acho que não.

Aqui está o por quê:

  • A cultura é relativa, varia de dia para dia e de indivíduo para indivíduo. Não é algo que o líder pode controlar. É uma variável dependente, não independente. A cultura é um resultado e não um input.

 

Pense no clima, não na cultura

Ah. OK.

Isso se encaixa na minha observação do mundo real.

Mas então como faço para levar minha equipe atual a níveis mais elevados de desempenho?

Bem, a cultura não é uma variável que o líder controla, mas o clima é.

Você define o clima para a sua unidade.

O clima sim é um input.

  • Que comportamentos você reconhece e recompensa?
  • Qual é o seu nível de energia?
  • Os seus funcionários sentem que você confia neles? Como você lida com a gestão do stress e a resolução de conflitos?
  • Como você reage ao fracasso? (Na verdade, não vamos chamar de fracasso. Chamaremos de “aprendizagem”.)

O líder tem uma enorme influência sobre o clima em sua unidade.

O líder determina o tom.

A grande descoberta da liderança…

Aqui está a descoberta:

  • Se você promover o clima certo, você terá direito a cultura.

Vários anos atrás, observei um jovem líder rodeado por uma cultura de reação e pânico.

Embora fosse uma empresa bilionária e negociada publicamente, era essencialmente um negócio familiar.

Quando o fundador dizia, “Pulem!” – o que aconteceu muitas vezes – a resposta culturalmente adequada era: “Quão alto?”

Períodos de “aperto financeiro” foram um acontecimento comum.

A maioria dos gerentes de nível médio saía de uma reunião onde havia sido repassada uma diretiva de corte de custos ou melhoria dos lucros, e jogava a responsabilidade em seus subordinados:

“Encontrem uma maneira de cortar X mil dólares”.

O jovem líder tomou um caminho diferente

Ele passava um tempinho em seu escritório, recolhia seus pensamentos, e traçava um plano.

Então ele iria informar sua equipe da missão, mas também fornecer o contexto, a orientação, e uma abordagem.

Mais importante, ele mudou a paisagem emocional.

Ele criou um buffer e um pequeno oásis de razoável calma.

Ao longo do tempo a cultura de sua unidade mudou.

Decisões e gestões do negócio tornaram-se mais colaborativas.

Os subordinados aprenderam a pensar em vez de apenas fazer.

O jovem líder definiu o clima e mudou a cultura dentro da sua pequena área de influência.

A propósito, sua unidade também aumentou as vendas em 19% e os lucros em 46 % sobre o ano anterior.

De adulto para adulto versus de pai para filho, mudando a cultura como clima certo

A mesma ideia de criar um clima para uma mudança de cultura foi incorporada em um recente discurso de um especialista sobre estimular a inovação nas empresas.

Ele adaptou os conceitos de Análise Transacional ao local de trabalho, dizendo:

“Se você quer acender mais inovações, você tem que interagir com os seus colaboradores de adulto para adulto, em vez de pai para filho”.

Que ideia mais poderosa e uma metáfora clara.

Quando você tem um clima de cima para baixo, de comando e controle, pai e filho, em que tipo de cultura geralmente resulta?

Empregados que, em sua maior parte, colorem dentro das linhas e fazem o que lhes é pedido.

Uma nova missão, provavelmente não vai mudar isso.

Valores realinhados podem até mudar isso, mas a definição de um novo clima lhe dará a peça que faltava: como fazê-lo.

Um caso de sucesso e resultados obtidos por um líder focado no clima do seu time

Eu vi a mesma coisa, como cliente, em uma empresa que entregava um grande serviço e trabalhava excepcionalmente bem em equipe.

Fiquei intrigado, então eu falei com o gerente da unidade.

Ele explicou que seu antecessor havia contratado vendedores com problemas financeiros e problemas com bebida, que “tinham que vender para comer.”

Isso criou uma desconexão com o target de alta renda e com o materiais high-end de marketing fornecidos pela sede da empresa

Veta também: Qual a Diferença entre Líder e Gestor? Listra de 10 diferenças principais

O novo gerente fez várias mudanças no clima da unidade, começando com a contratação de um modelo diferente e mais profissional de vendedores.

Ele alinhou os processos de marketing com os de venda – e com o cliente alvo.

Mas ele também acompanhou todas as medidas chave de desempenho, compartilhando informações financeiras e resultados livremente em toda a unidade, e modelou integridade e paixão para o negócio.

Ele conseguiu enormes melhorias nos resultados de negócios de sua unidade.

Mas a realização mais importante foi que ele havia estabelecido um novo clima, que resultou em uma cultura que impressiona o cliente. Isso é raro.

Depois de conversar com ele e ouvir sua história, eu não estava de todo surpreso quando ele foi rapidamente promovido a um papel muito maior na sede.

As boas e más notícias sobre a cultura da organização…

Acertar na cultura é extremamente importante para alcançar resultados superiores, mas a cultura não é controlável para líderes empresariais.

No entanto, a cultura é o resultado do clima, e  líderes podem definir o clima de sua unidade.

A definição de um clima que produz uma cultura de alto desempenho é difícil.

É preciso uma liderança real. E criatividade.  Energia. Flexibilidade. Princípios. Perseverança. Mas funciona.

E é extremamente gratificante.

Boa sorte!