A Arte de Atrair Pessoas Qualificadas para sua Empresa (Definir o Perfil é a Chave)

 

Está difícil encontrar bons profissionais?

O processo de recrutamento não está funcionando?

Pois, você não está sozinho, conseguir atrair pessoas de qualidade precisa um pouco mais do que apenas divulgar uma vaga.

Atrair a pessoa certa é como uma arte, cada vaga merece uma personalização especifica.

Definição do perfil do candidato é vital para  atrair e recrutar o profissional certo

O desenvolvimento do processo de recrutamento de pessoas exige das empresas uma constante dedicação e percepção apurada das suas atuais necessidades em função das características que se deseja obter do profissional contratado.

A maioria das empresas possui uma central de dados armazenados no computador com informações importantes sobre os candidatos cadastrados como nome, idade, experiência profissional e suas qualificações.

Segundo Lacombe e Heilborn (2003), para a empresa obter sucesso na escolha do profissional é preciso analisar o perfil desejado, isto é, suas características pessoais e profissionais.

Para a definição do perfil correto é importante saber o que a empresa espera do candidato, mas para chegar a esse perfil ideal é preciso conhecer a cultura da empresa, seus valores e sua ética.

  • Se o candidato for ótimo, mas não tiver um perfil condizente com os valores, as expectativas e a estratégia da empresa provavelmente não conseguirá se adaptar à organização.

 Atualmente, muitas empresas estão passando por situações difíceis na hora de contratar, em que a quantidade de pessoas desqualificadas elimina qualquer possibilidade de emprego para elas.

O número de exigências feitas pelas empresas é cada vez maior devido a seu alto grau de comprometimento com a qualidade em seus produtos e serviços prestados.

Recrutamento é o processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro dela, fora dela ou em ambos os contextos.

Como encontrar pessoas de alto nível para compor sua equipe

A partir da fala do autor, entende-se que o processo de recrutamento é oferecer a vaga disponível para os candidatos no mercado de trabalho, atraindo-os para disputa desta vaga.

Sendo que é de responsabilidade da empresa buscar a pessoa mais qualificada, avaliando não somente as pessoas de fora, mas também os candidatos que já estão dentro da organização, praticando o recrutamento interno caso seja necessário.

Veja também: Economize na Hora de Contratar um Funcionário Investindo nos Profissionais de RH

É preciso exigir alguns pré-requisitos indispensáveis no recrutamento como à formação profissional, o tipo de experiência, as características de personalidade, os conhecimentos e as qualidades que o candidato deve possuir.

O processo de recrutamento, quando aplicado corretamente, irá extrair do mercado de trabalho pessoas de alto nível para preencher as vagas oferecidas pela organização, de acordo com as exigências do cargo.

Com este processo de recrutamento, a organização apenas buscará o melhor candidato entre os melhores já pré-selecionados deste amplo mercado de trabalho.

Aprender e refinar o processo de seleção continuamente

As empresas terão muitos desafios no decorrer de suas atividades, pois as mudanças impostas pelo novo cenário mundial, onde a tecnologia decola e as empresas necessitam desses novos recursos para ajudá-la nesse ambiente competitivo rumo aos seus objetivos e metas.

  •   Pontes (2001, p.24), descreve:

Talentos valorizam as oportunidades que têm para aprender e utilizar novas competências no ambiente de trabalho. Apreciam receber novas responsabilidades e sabem que esse é o melhor caminho para crescer na carreira.

 É fundamental para atrair e reter talentos que além de programas de gestão de pessoal, flexíveis e reajustados à nova realidade contemporânea, a empresa mantenha um ambiente de trabalho sadio, motivador, voltado ao progresso, de contínuo desenvolvimento de pessoas e que reconheça as que fazem a diferença.