8 Melhores Super Séries de Advogados (Netflix e Outras)

O Direito é um dos pilares da ótima relação social, da ordem e da legalidade.

Advogados, juízes, promotores, todos são responsáveis por contribuir à manutenção da civilidade em que estamos inseridos.

E nada melhor do que as séries de televisão para mostrar essa realidade tão interessante desses profissionais da lei, junto com uma boa dose de romance, intriga, traição, mistério, investigações policiais, batalhas de ego e combates intelectuais.

Confira aqui a lista dos melhores programas relacionada ao direito:

Série The Good Wife

Alicia Florrick (Juliana Margulies) é casada com o procurador-geral do estado de Chicago, Peter Florrick (Chris Noth), e vê a sua virar de cabeça para baixo quando o marido é preso após um escândalo envolvendo corrupção e um caso com uma prostituta.

serie da advogada god wife

Pelo bem da família, Alicia decide retomar sua carreira de advogada na firma Stern, Lockhart & Gardner, com a ajuda do amigo de faculdade Will Gardner (Josh Charles).

Criada por Robert e Michele King, a série apresenta casos jurídicos intrigados, com resoluções inteligentes e um ótimo ritmo entre os episódios.

Cada capítulo – das, até agora, 4 temporadas – acrescenta uma questão ou resolve um problema que normalmente mistura a vida profissional e amorosa de Alicia, com família, amigos e política em um bolo só.

Além disso, podemos sempre nos gratificar com o triângulo amoroso que se forma entre Peter, com quem Alicia decide continuar casada, e Will, seu amigo de longa data e novo chefe.   

Série de Advogados Suits (Homens de Terno)

Tão boa que foi até material de resenha aqui na 21, Suits conta a história de Mike Ross (Patrick J. Adams), um cara inteligentíssimo, com memória fotográfica e aprovado no equivalente americano da OAB, mas que nunca se formou na faculdade.

serie de tv de advogados da netflix suits

Uma grande confusão faz com que ele acabe sendo entrevistado e aceito para uma posição de assistente na firma de Harvey Specter (Gabriel Match) – o único que sabe do seu segredo.

Com uma relação divertidíssima de mestre e pupilo, os dois acabam sendo perfeitos um para o outro:

  • enquanto Harvey é prático e focado em ganhar seus casos, Mike é emotivo e frequentemente se deixa afetar pela causa dos clientes.

Aos poucos, Mike encontra seu lugar na empresa e consegue evoluir como advogado, enquanto Harvey usa toda a sua esperteza e inteligência para ganhar os seus casos de maneira incrível, sempre com alguma jogada inesperada e raciocínio rápido.

Série Damages (manipuladora e antiética)

Damages gira em torno de duas brilhantes advogadas, Patty Hewes (Glenn Close) e Ellen Parsons (Rose Byrne), mulheres fortes, decididas e inteligentes.

serie damages advogada

Patty atua como uma mentora para Ellen, guiando-a pelo complicado mundo da lei através dos grandes casos que sua firma defende.

Bem diferente das outras séries jurídicas que vemos por aí, Damages mistura o drama legal com uma enorme teia de mistérios.

Para começo de conversa, a trama já é apresentada ao contrário:

  • Ellen correndo seminua pela cidade de Nova Iorque, coberta de sangue.

O restante dos episódios intercalando o “tempo presente” com retrospectivas, mostrando os eventos que levarão eventualmente a este drama inicial, seis meses depois.

Vemos, então, todo o desenvolvimento do relacionamento entre as duas advogadas, e de como Patty muda a vida de Ellen com sua personalidade manipuladora e suas maneiras extremas e até antiéticas de ganhar casos.

Série Ally McBeal (Relacionamentos )

Como já se pode perceber pelo nome, a série foca em Ally McBeal (Calista Flockhart), uma advogada que acaba de ser aceita no escritório de advocacia Cage & Fish.

Porém, para seu azar, um dos donos da firma é seu ex-namorado Billy Thomas (Gil Bellows), que está agora casado.

Mas o Direito é apenas um plano de fundo, sendo os relacionamentos a história principal.

Cheia de romances e cenas de comédia, o seriado é repleto de momentos surreais, com direito a alucinações e cenas mostrando sobre o que os personagens estão sonhando.

O programa também brinca com os efeitos especiais, eventualmente adicionando expressões engraçadas e caras exageradas, bem no estilo Looney Tunes.

Série Drop Dead Diva

Uma modelo bobinha sofre um acidente de carro e, ao chegar ao céu, aperta o botão errado e volta para a Terra, desta vez no corpo de uma advogada inteligente – e gordinha.

 

Deb Dobkins (Brooke D’Orsay) se vê presa no corpo de Jane Bingum (Brooke Elliot), e aos poucos percebe que terá que deixar toda a sua antiga vida para trás e assumir a vida de Jane:

  • incluindo seu trabalho de advogada na firma Harrison-Parker, mas com uma mudança geral no guarda-roupa.

O problema é que, no mesmo escritório, trabalha Grayson Kent (Jackson Hurst), namorado de Deb – que não pode saber nunca que sua namorada morta está, na verdade, em outro corpo.

Para garantir que esse segredo do além não escape, Jane ganha um anjo da guarda, o sarcástico Fred (Ben Feldman).

A série é bem humorada e leve, cheia de mensagens sobre aceitar o seu próprio corpo, e da importância da personalidade e inteligência ao invés do atributo físico.

Série dos Advogados Franklin & Bash

Jared Franklin (Breckin Meyer) e Peter Bash (Mark-Paul Gosselaar) são dois melhores amigos, super bem humorados e de bem com a vida.

Franklin é confiante, filhinho de papai e adora um boa festa, enquanto Bash é levemente mais responsável, mais ainda assim tão sem noção quanto o amigo.

Ambos trabalham como procuradores e, após ganharem um caso de grande visibilidade sobre uma grande empresa, recebem dela uma proposta de emprego.

Juntos no mesmo escritório tradicional, a dupla encontra sempre têm uma maneira bem diferente e louca – e que sempre funciona – de resolver os problemas legais de seus clientes e agradá-los como podem.

Série Policial Law & Order

No ar por 20 anos, o seriado mostra o processo de solução dos crimes dividido entre a investigação policial e o desenvolvimento no tribunal.

Com mais de quatro spin-offs (séries derivadas de outra série) e adaptações internacionais, Law & Order reserva a primeira metade dos episódios para a investigação do crime em questão, em que os detetives do Departamento de Polícia de Nova Iorque seguem as pistas, juntam os pedaços de evidencias e resultados forenses até a captura de um suspeito.

Na segunda metade, vemos os promotores durante o julgamento e as táticas adotadas por eles para fazer com que o criminoso seja pague pelos seus crimes – os quais muitas vezes são inspirados em casos conhecidos da época, tornando os desenvolvimentos mais reais e pertinentes.

Série Boston Legal

Spin-off da antiga The Practice, o seriado narra a história de Alan Shore (James Spader), um excelente advogado mergulhado em dilemas éticos, em seu mais novo escritório de advocacia Crane, Pool & Schmidt; ele se une a seu amigo e mentor Denny Crane (William Shatner), o sócio sênior que já está meio louquinho.

Assim, Shore consegue criar um nome para si mesmo ganhando processos civis que ninguém gostaria de pegar, e ganhando todos eles por métodos eticamente condenáveis.

Repleto de humor negro – algo que combina perfeitamente com o ramo jurídico –, a série aborda as vidas pessoais e os casos legais dos personagens, que lidam com dúvidas morais no caminho em busca de fama e fortuna.


E aí, gostou da lista?

Conhece mais alguma boa série jurídica?

Comenta aí!