10 Boas Atitudes do Estudante na Faculdade para Ter um Bom Emprego

Apesar de ser um chavão dos mais batidos e utilizados desde o primeiro dia de aula dos calouros, o comportamento na vida acadêmica é determinante ao longo da carreira.

Diante disso, dividiremos com você, aqui, certas atitudes na faculdade que te ajudarão a conseguir um bom emprego.

Seja em atividades extracurriculares como cursos online, monitorias em disciplinas nas quais você se destaca ou ainda em projetos sociais desenvolvidos em parceria com a instituição de ensino,  você adquire experiência e ganha visibilidade entre seus colegas de curso e seus professores.

Vamos conferir algumas dessas iniciativas que deixam seu nome em evidência profissional antes mesmo da formatura?

1 – Não se esqueça dos momentos de lazer

Ter prioridades e manter o foco são atitudes que todo estudante deve ter.

É mais do que benéfico e necessário, também, reservar momentos para “apertar o off” do cérebro e descansar a mente  aproveitando os momentos de lazer.

Fazer sacrifícios em nome da rotina acadêmica para obter melhores resultados e se destacar entre os demais é válido e conta muitos pontos a seu favor.

No entanto, saber a hora de parar e relaxar para renovar as energias oxigena sua mente para receber novas informações e suportar a rotina dos estudos.

2 – Construa uma rede de contatos profissionais

Antes mesmo de estar com o seu diploma em mãos, você já pode construir uma rede de contatos, composta por colegas e professores e pessoas que conhecer ao longo da vida universitária.

Para isso, uma das atitudes da faculdade que te ajudarão a conseguir um bom emprego é se fazer presente.

Mas não é apenas da frequência às aulas que estamos falando:

  • participe das iniciativas organizadas por outros alunos;
  • estabeleça conexões extraclasse com seus professores;
  • aproxime-se do conselho regional que regulamenta a sua futura profissão;
  • entre outras ações que o mantenham engajado ao seu campo de atuação.

3 – Entre no mercado de trabalho antes de se formar

Mesmo que isto vá reduzir as horas de dedicação aos estudos e sacrificar um pouco mais o seu dia a dia, estar inserido no mercado de trabalho antes de colocar a “mão no canudo” pode ajudar você a conquistar espaço e facilitar o início de sua carreira após a conclusão de sua jornada universitária.

Isso porque, em outras palavras, você será obrigado a priorizar tarefas, otimizar o tempo disponível para o lazer e a faculdade e aprenderá a ter responsabilidades, de uma só vez;

o que lhe trará bagagem profissional e maturidade, em virtude da necessidade de manter o foco, continuar comprometido e tendo bons resultados.

Além disso, terá sua renda para investir em capacitação e poderá procurar bons cursos de curta duração para complementar sua grade curricular.

4 – Aproveite com inteligência os momentos de ócio

 Faça da “semana do saco cheio” uma oportunidade de realizar aqueles desejos guardados no fundo da gaveta de projetos e sonhos para os dias de folga.

 Com isso, você conquistará, além do benefício da satisfação pessoal, a tão necessária pausa para “recarregar a bateria” e voltar cheio de vontade para retomar a rotina.

5 – Registre os seus feitos relevantes

 Registrar a sua história é uma das atitudes da faculdade que te ajudarão a conseguir um bom emprego.

Para tanto, você pode construir uma espécie de compilação de todos os projetos de relevância dos quais tenha participado de forma individual ou coletiva, ou seja, um portfólio que será muito útil quando você estiver em busca de oportunidades e precisar mostrar suas habilidades e comprová-las, se for solicitado.

6 – Esteja em eventos relacionados à sua área de atuação

 Não existe local melhor para conhecer e ser conhecido por futuros colegas de trabalho ou possíveis contratantes.

Além de agregar conhecimento assistindo a palestras e conferências, você pode dar início à construção de uma rede de contatos com os quais poderá interagir antes, durante e depois da faculdade.

7 – Adote um professor como seu conselheiro de carreira

 Nada melhor do que poder contar com a voz da experiência para trilhar o seu caminho ao longo dos anos de vida acadêmica.

Invista num relacionamento mais próximo com os mestres das disciplinas de que você mais goste ou aqueles que lhe transmitam mais empatia e disposição para ouvi-lo e lhe dar orientações valiosas para a sua carreira, afinal, não é apenas através dos livros que se adquire conhecimento.

Essa troca de experiências é uma das mais nobres atitudes da faculdade que te ajudarão a conseguir um bom emprego, pois saber ouvir é uma das qualidades mais valorizadas pelos recrutadores que estão em busca de profissionais para preencher postos importantes de trabalho nas organizações.

8 – Destaque-se aprendendo e mostrando conhecimento

 Um dos mais estratégicos trunfos que o destacam na multidão é ter conhecimento e domínio sobre aquilo que se está buscando conquistar.

Numa entrevista de emprego, por exemplo, conhecer os objetivos da empresa e ter informações relevantes a respeito de seu funcionamento é uma iniciativa que fará com que o seu nome seja lembrado prioritariamente entre os demais concorrentes à vaga que está disputando.

9 – Não se aproveite de seus colegas em trabalhos coletivos

 Desde que nos sentamos para o primeiro dia de aula do curso até o fim de nossa carreira, estamos sendo avaliados por alguém.

Seja pelo colega do curso ou mesmo pelo professor, é fundamental transmitir uma impressão positiva a respeito de seu desempenho em grupo. Nesse aspecto, a preguiça é um comportamento inaceitável aos olhos de quem o está avaliando.

Por isso, encare com seriedade as atividades coletivas, não apenas para obter boas notas e consequentemente um bom coeficiente de rendimento, mas, também, para ser lembrado futuramente por sua atitude de comprometimento e espírito de equipe.

10 – Faça um TCC útil para a sociedade

O princípio de todo trabalho de conclusão de curso é apontar soluções originais para um problema específico.

No entanto, alguns alunos cometem o erro de pensar em seus temas unicamente com vistas a obter a aprovação de sua banca.

Mal sabem eles, porém, que muitas empresas vasculham por talentos exatamente através dessas demonstrações de pioneirismo e pensamento de vanguarda dos discentes.

Por isso, seja protagonista em sua vida acadêmica e não se esconda de forma passiva atrás dos livros, trabalhos e provas.

Ter uma postura proativa nessa etapa de sua formação é uma das dicas da faculdade que te ajudarão a conseguir um bom emprego e ser um profissional apto a disputar os processos seletivos mais concorridos.

Deixe uma resposta