Seja um Profissional Focado em Resultados (Aumente seu Valor)

 

Os profissionais mais procurados atualmente no mercado de trabalho são aqueles com perfil voltado para resultados ou focado nestes.

Mas é importante refletirmos um pouco na seguinte questão:

  • o que significa ser um profissional voltado para resultados ou possuir o perfil adequado para estas vagas?

Para muitas organizações o profissional voltado para resultados é aquele que busca atingir as metas fixadas com determinação exclusiva, não dando tanta importância a como foi feito.

Para outras o profissional deve possuir todas as qualidades de um líder, concentrado diariamente em atingir os objetivos de sua função, mesmo que a ética seja esquecida eventualmente.

10 Livros Importantes para sua Carreira Profissional de Sucesso em 2018

Para outras ainda deve possuir uma visão global do mercado de atuação e mostrar desempenho acima da média, com dedicação além do horário normal de trabalho, incentivando seus subordinados a segui-lo.

Porém, há alguns aspectos muito subjetivos que fazem parte de uma profissão e que necessitam de ser valorizados ou repensados.

Vejamos o caso de um médico que atende pacientes através de convênios, onde a quantidade de pessoas atendidas por hora é a sua meta, não importando muito a qualidade do atendimento.

O mesmo acontece com aquele vendedor ou representante comercial, mais preocupado com a sua cota mensal a ser atingida do que a capacidade de absorção dos clientes, sem avaliar o risco de crédito, atrasos nos pagamentos ou o tempo necessário para o giro das mercadorias adquiridas.

Ou ainda aquele assistente administrativo que trabalha horas por dia tão concentrado no que faz, mas sem possuir a visão necessária de todo o processo do qual ele é parte integrante e, consequentemente, da sua influência positiva ou negativa nos resultados, de acordo com seu empenho e dedicação.

Mas afinal, como saber se somos ou estamos voltados para os resultados do nosso negócio ou da empresa onde trabalhamos?

Será que não deveríamos prestar mais atenção aos detalhes que compõe uma atividade, na disciplina exigida, nas pessoas que fazem parte dos diversos processos de uma organização, muitas das quais são gerenciadas ou influenciadas por nós?

  • São valorizados pelo seu esforço e dedicação?
  • E quanto às diversas atividades de nossa responsabilidade?
  • São realizadas com o máximo de organização, planejamento e eficácia, sempre buscando seu aperfeiçoamento?

Como prestar ao nosso cliente interno ou externo de nossos produtos e serviços um atendimento tão bom e diferenciado que o faça sentir nossa falta, valorizando o nosso trabalho e, consequentemente, a marca da nossa empresa e o sucesso do nosso negócio?

Isto tudo sem citar a imprescindível qualidade em tudo que se faça.

Será que não é justamente o conjunto de todos estes fatores que compõe um profissional voltado para resultados, focado no que faz?

Depois de uma análise profunda e detalhada sobre o perfil deste profissional tão procurado e valorizado pelas empresas, surge a pergunta:

Nós temos este perfil profissional? Estamos sintonizados com esta forma de pensar e de agir?