10 Dicas de Como Passar num Concurso Público em 2019 (Estude Certo)

Ser aprovado num concurso público virou o sonho de milhares de brasileiros.

A garantia de estabilidade profissional e um bom salário ainda atrai muita gente, que anualmente, se mata de estudar para conseguir a tão sonhada nomeação.

Se você quer entrar para o clubinho dos concurseiros irá passar por muita coisa, e de acordo com pessoas que já passaram por está experiência e desafio, reunimos aqui 10 dicas para você que também está batalhando para conseguir a sua vaga.

Escolha bem o concurso

folhear livro ao estudar

Não adianta disparar para todo lado.

A ansiedade e, às vezes, necessidade, faz com que você se inscreva em tudo que vê pela frente.

Mas, creia, é um esforço inútil e dinheiro jogado fora (e bota dinheiro nisso, inscrições estão cada dia mais caras; para nível superior, então, chega dá um desânimo).

Pesquise e verifique em que área quer atuar.

Concursos militares cobram certo tipo de assuntos, concursos para área fiscal, outros.

Fazendo concursos de uma mesma área é mais fácil porque os assuntos, em geral, se repetem.

Além disso, não adianta ser aprovado para um trabalho que você vai odiar fazer (eu, por exemplo, não tenho perfil para vida militar), por mais que o salário seja de encher os olhos. Pesquise, veja com o que tem afinidade, e mantenha o foco.

Comece a estudar antes de sair o edital

como estudar prova concurso

Em geral, quando é divulgado o edital, o tempo é curto para estudar todos os assuntos que vão cair nas provas.

Mesmo que o salário seja um sonho, não adianta começar a estudar quando o edital sair, especialmente se a lista de assuntos pedidos é grande.

Por exemplo: saiu um concurso em Recife com salário de 11 mil. A lista de assuntos que iria cair na prova era tão longa que me deu dor de cabeça só de olhar pra ela.

De que adiantaria se inscrever num concurso desse, sem tempo o suficiente para estudar e com dezenas de assuntos com os quais nunca tive contato?.

  • O melhor é estudar antes mesmo que o edital saia. Como?

Pesquise editais antigos do mesmo órgão, para ver o que foi cobrado, e comece a estudar baseando-se naquele.

Português sempre cai, então, se estiver deficiente nessa matéria, vale a pena começar a estudar por ela.

Pratique sua redação, se prepare para os assuntos que mais caem – matemática, raciocínio lógico e direito constitucional e administrativo são muito comuns, por isso, vale a pena começar a estudar esses assuntos com antecedência.

 Crie uma rotina de estudos

como criar rotina de estudo para concursos públicos

Especialmente se você trabalha e tem pouco tempo livre, ter uma rotina de estudos é muito importante. Se você se condiciona a estudar x horas por dia, fica muito mais fácil se manter disciplinado e com os estudos em dia do que estudando na hora que dá vontade.

Vamos ser sinceros: não dá vontade de estudar é nunca.

Por isso, é importante ter um horário certinho na sua rotina diária já separado pra isso. Uma dica é começar estudando os assuntos que menos gosta.

Normalmente começamos a estudar com mais gás e a empolgação vai diminuindo, por isso é melhor deixar os assuntos que mais gosta ou tem afinidade pro fim.

Crie um método de estudos

metodo para estudar para concurso público

Existem vários métodos de estudo, você precisa apenas identificar o que funciona melhor pra você.

Por exemplo, tenho que escrever para fixar o que aprendo. Então, durante uma aula, mesmo com a apostila na mão, saio escrevendo resumos no caderno.

Se leio um livro, ao invés de grifar o que for importante, escrevo no caderno. Depois, antes de começar um tópico novo, releio o que escrevi no caderno, revisando o assunto anterior antes de entrar num novo. Além de escrever, outra coisa que faço, é falar sozinho.

No caso, é como se eu explicasse o que li pra mim mesmo. Parece estranho, mas assimilo melhor quando me forço a explicar o que acabei de ler. O que também me faz assimilar mais rápido é através de um professor.

Rendo muito em sala de aula. Caso não tenha dinheiro sobrando para pagar cursinho, você pode recorrer a aulas online. Tem muitas boas no youtube. E de graça. grupos de estudos também são uma boa, para quem gosta.

Conheça bem a banca avaliadora

Conhecer bem a banca é essencial. Baixe e responda inúmeras provas realizadas pela banca, para entender como eles trabalham certos assuntos.

É a partir das provas respondidas que você pode ir verificando a evolução do aprendizado, e as lacunas ainda por preencher.

Responda provas  de concursos antigos

responder provas de concursos anteriores

É importantíssimo fazer provas antigas.

Elas ajudam muito a avaliar o nível de conhecimento que você tem, servindo como um parâmetro de quanto mais daquele assunto você precisa estudar.

Não responda só provas da banca para a qual você vai prestar o concurso, todas as provas ajudam a exercitar o seu conhecimento, então responda o máximo que puder.

Um site muito bom para baixar provas é o PCI Concursos, por meio do qual você pode ficar atento à novas oportunidades também.

Encontre o equilíbrio de estudo

Quando estiver com vontade de estudar, estude. Quando estiver sem vontade, também. Quando bater a preguiça, idem. Se der sono, tome um copo de café e continue estudando.

Se você for estudar só quando der vontade, não vai estudar nunca. Até ser aprovado, você terá de fazer alguns sacrifícios.

Mas não exagere. Se permita algumas pausas. Passeie, vá à praia, leia um livro, veja um filme.

Estudar em excesso também é prejudicial, porque chega uma hora que seu cérebro está saturado, e por mais que você leia e estude, não vai assimilar nada.

É preciso encontrar esse equilíbrio entre estudar e descansar.

Controle o nervosismo

Quando a prova é muito importante, fico bastante nervosa. Chorei muito quando percebi que não passei num concurso por ter errado questões ridículas de tão fáceis.

Ao mesmo tempo, fiquei em 4º lugar num concurso para o qual não estudei diretamente (respondi a prova de acordo com os conhecimentos que tinha acumulado estudando para outros concursos. Inclusive, quase não fiz essa prova porque acordei no dia de prova com preguiça).

Manter controle do emocional é essencial. Você já tem a concorrência (que sempre é enorme) e a banca (que sempre põe uma pegadinha, ela não joga a seu favor) como inimigos, não precisa acrescentar a si mesmo nesse rol, não é?

Por isso, antes da prova, faça meditação, ouça uma música que goste, respire fundo e tente relaxar sua mente. Estar calmo é importantíssimo para fazer uma boa prova.

Interaja com outros candidatos

conversar com outros candidatos do concurso

Você pode  interagir nas redes sociais (Linkedin, Facebook) com outras pessoas nas mesmas situações que eu.

Foi através de um grupo no Facebook que descobri um curso barato de aulas de legislação que me seria muito útil, por exemplo. Também me dedico a responder questões postadas pelo pessoal lá, uma maneira de exercitar meu conhecimento.

Os grupos são muito bons para ficar acompanhando o andamento do concurso (quase sempre abre um grupo pro concurso em questão, procure pelo nome do concurso, que acha rapidinho), para descobrir concursos novos e para discutir quais questões valem submeter recursos. Não só o Facebook, mas fóruns e sites específicos também são muito úteis.

Mantenha-se motivado seja qual for o resultado das provas

motivação para estudar para concursos

Ser aprovado num concurso é um projeto de médio a longo prazo. Demanda investimento de tempo e de dinheiro, e o resultado quase nunca é imediato.

É muito difícil, não impossível, ser aprovado no primeiro concurso que você prestar. Cada concurso você vai acumulando conhecimentos e experiência,  vendo as posições em que está subirem paulatinamente até que, finalmente chega a sua vez.

O importante é continuar sendo positivo, por mais difícil que isso pareça. Já fiquei em 4º lugar, já fiquei em 3º, e vou continuar insistindo até chegar no 1º lugar. Por isso, se não passar naquele concurso para o qual estudou tanto, não desista. Sacuda a poeira e continue a estudar.