A Poderosa Arte de Falar em Público para a Sociedade [você também pode]

Quem não se comunica, se trumbica. Chacrinha

A arte de falar em público sempre foi algo muito mais poderoso do que apenas passar uma mensagem através da fala.

Vimos através da história muitas mudanças que o poder que um grande orador pode causar no mundo.

A arte de falar em público e persuadir pode tanto ser usado para o bem como para o mau.

Pessoas com Mahatma Ghandi, Nelson Mandela e Mather Luter King usaram o poder de sua oratória e influenciaram milhares de pessoas a seguirem sua nobre causa.

Já outras pessoas como Adolf Hitler, aproveitaram-se das dificuldades e fragilidades emocionais momentâneas das pessoas e usaram esta mesma ferramenta pra persuadir pessoas a fazerem coisas deploráveis.

A nossa sociedade precisa de bons oradores

Mas a arte de falar em público não é uma ferramenta poderosa apenas para pessoas que querem mudar o mundo, ela também e a principal ferramenta utilizada por muitas pessoas valiosas para a sociedade.

Um belo exemplo são os empresários que empregam sua palavra a fim de liderar seus colaboradores e gerar resultados em seus negócios.

Muitos homens de negócios também utilizam seu poder de orador para fazer o marketing e a venda de seus produtos e serviços.

O que seria da Apple sem o poder de Steve Jobs em demonstrar e encantar seus clientes a cada apresentação de um novo produto?

E os professores, para muitos são com eles que temos o primeiro contato com uma pessoa que não fala apenas com você e sim para um grupo de alunos.

É também através do incentivo dos professores que provavelmente iremos falar em público pela primeira vez na apresentação de algum trabalho escolar.

A arte de falar em público também nos trás divertimento, o que seria de nós sem os comediantes que com poucas palavras nos fazem chorar de rir.

Temos ainda os palestrantes que nos ensinam, motivam e nos fazem agir e tomar ações juntamente com outras milhares de pessoas.

O que dizer do poder de Paulo Storani em fazer mais mil pessoas gritarem gaúcho ao mesmo tempo, após uma rápida e eficiente preparação em uma palestra no Rio Grande do Sul.

Outros profissionais da fala muito importantes para nós são os advogados que através de sua oratória defendem nossos interesses nos tribunais.

E atualmente, qual a importância da comunicação através da fala para a sociedade?

Vivemos em um momento onde novas formas de comunicação surgem a todo instante.

Desde a época do surgimento do rádio até agora, onde através dos nossos celulares podemos falar com o mundo inteiro, a arte de falar em público nunca foi tão popular, ou seja, ela deixou de ser algo exclusivo a pessoas que estudaram e foram preparadas para isto.

Um belo exemplo desta nova era da comunicação é Rick Chester, um simples vendedor de água nas praias do Rio de Janeiro, que através de um vídeo de um minuto ensina pessoas desempregadas a gerarem uma renda para seu sustento pedindo R$10 emprestado para iniciar um negócio para vender água.

O vídeo publicado na internet foi tão impactante que teve o poder de transformar a vida de Rick, ele hoje é um dos palestrantes mais requisitados do país e já palestrou até na prestigiada universidade de Harvard.

Com a popularização dos vídeos online surgiu então um novo tipo de orador, os chamados influenciadores digitais.

Os influenciadores digitais são pessoas que falam e gravam vídeos sobre assuntos aos quais são apaixonados e juntos influenciam milhões de pessoas a pensarem e agirem de acordo com suas ideias.

E neste mundo digital, assim como na vida real, há pessoas que usam o poder da oratória tanto para o bem como para o mau.

Cada vez mais comuns são as falsas promessas feitas por pessoas que sabem persuadir em proveito próprio ou para denegrir alguém ou alguma instituição – estão aí as nocivas fake News.

Felizmente tão rápido quanto surgem uma fala com más intenções, também surgem pessoas falando e derrubando as falsidades.

E qual será o poder da arte de falar em público no futuro?

Acredito que quanto mais a comunicação se desenvolve mais poder terão as pessoas que possuem a habilidade de influenciar através da sua oratória.

E como em toda história até aqui teremos os oradores bem e mal-intencionados, quanto a estes últimos espero que a tecnologia evolua até um ponto, onde as pessoas que usem a arte de falar em público de forma prejudicial a sociedade, sejam emudecidos e percam o seu poder.

Assim poderemos livremente apreciar, ser influenciados e motivados por artistas da fala do bem.

Muito obrigado pela sua atenção!

Por Rodolfo Noetzold de Oliveira