O Direito Ambiental a Caminho da Sustentabilidade

Por muito tempo utilizamos do mundo como se não fosse existir amanhã, sem imaginar que todas as nossas ações levariam a consequências sérias que demorariam muito mais para serem revertidas e isso quando fosse possível.

Mas todos ao redor do mundo atualmente se preocupam com o futuro de nosso planeta, tentando não apenas reverter todas as nossas atitudes, mas também em como amenizar todas as coisas ruins que foram feitas ao meio ambiente até os dias de hoje.

Recentemente tivemos até mesmo o Rio +20, onde diversas autoridades do mundo se envolveram e discutiram durantes longos dias quais os melhores caminhos a serem seguidos de modo que seja respeitado sempre o direito ambiental vigente em cada país.

Foi bem complicado que as resoluções chegassem a um ponto em que não tivessem países que discordassem sobre o combinado, muitas mudanças precisaram ser feitas no documento. Mas, agora finalizado esse encontro, precisamos esperar que todos os países invistam na saúde ambiental de cada um.

Veja uma aula sobre direito ambiental e sustentabilidade

Desafios do Direito Ambiental na preservação da Natureza

Um dos grandes problemas de que o direito ambiental seja respeitado e que a natureza seja preservada em todos os países, falando mais especificamente sobre o Brasil, é a falta de educação ambiental que deve ser implementada nas pessoas desde que elas são pequenas, para que realmente seja possível a mudança em nosso país.

As pessoas possuem certo costume de não pensar no dia de amanhã e fazerem tudo o que tem vontade, não pensando em como pode estar o mundo para os seus filhos, netos e assim por diante.

É necessário que o Brasil invista mais na educação das pessoas para que o direito ambiental seja mais respeita e assim conseguimos com que o caminho da sustentabilidade possua menos empecilhos que impeçam o desenvolvimento de nosso país de modo sustentável e que resulte em um planeta muito mais saudável para todas as próximas gerações.