Como a Educação a Distância Impacta na Educação do Aluno

A educação em seus mais diversos níveis de complexidade oferece não apenas conhecimento teórico como também o aporte necessário para a atuação prática.

Por isso, é essencial que os cursos a serem feitos para qualquer que sejam os seus objetivos tenham um andamento adequado com dedicação e disciplina.

A prática de ensinar e aprender é realizada desde o início da humanidade, mas com o passar do tempo as técnicas pedagógicas foram sendo alteradas e melhoradas.

Nos dias atuais um dos métodos neste ramo que está sendo usado cada dia mais é a chamada educação online ou educação à distância.

No que Consiste esta modalidade de estudo?

A educação à distância (EAD) consiste, de forma básica, no ensino de conteúdos variados por meio do uso das funcionalidades e tecnologias da internet.

Nesta modalidade de ensino existe o chamado AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – que funciona como uma sala de aula virtual que oferece apresentações dos conteúdos e das apostilas com as matérias abordadas.

Além disso, por meio do AVA a educação à distância permite a discussão de opiniões nos fóruns bem como a realização de exercícios e avaliações no próprio ambiente virtual.

Este tipo de educação pode ser acessado de qualquer lugar que possua acesso à internet e é oferecida em uma quantidade cada vez maior facilitando, assim, o processo de escolha.

Com isso, é possível fazer na atualidade cursos online em níveis variados como aperfeiçoamento, técnico, graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

  • Neste momento surge uma grande questão:

É melhor fazer um curso com ou sem a emissão de certificado após a sua realização?

Para responder a esta pergunta é preciso, primeiramente, entender que o certificado de um curso online consiste, assim como nos cursos feitos presencialmente, em atestar que certo aluno realizou o mesmo e possuem o reconhecimento do Ministério da Educação.

Neste caso, para quem deseja apenas buscar do ponto de vista pessoa mais conhecimentos o certificado pode ser dispensável. Mas existem outras situações nas quais este certificado é necessário e, assim, a escolha dos cursos online a serem realizados deve considerar a emissão deste documento.

A primeira destas situações é para quem faz um curso online com o objetivo de se qualificar para um cargo público, já que depois da aprovação em certo concurso somente a apresentação do certificado irá confirmar a formação informada.

Além disso, para quem realiza um curso online em níveis como de graduação e pós-graduação buscando obter um emprego posteriormente será necessário também a escolha daqueles que possuem certificado que será igualmente exigido para provar a formação considerada.