Como Verificar se o Certificado de um Curso a Distância é Válido

Já escolheu sua especialização e a instituição para fazer um curso a distância? Veja agora como saber se o certificado que ela emite tem validade!

A busca por cursos online aumenta a cada dia e o principal motivo é justamente a facilidade que esse novo tipo de educação oferece. No conforto da sua casa, você aumenta seus conhecimentos e se qualifica na área de seu interesse, sem precisar se preocupar com horários, com empecilhos e com os contratempos da vida.

Com tanta oferta e procura pelos cursos a distância, como saber se o que é oferecido é, de fato, reconhecido e aceito por outras empresas e instituições? Veja a seguir como verificar se o certificado do seu curso à distância é válido e quais são os truques de algumas instituições que você deve identificar para não se prejudicar!

Consulte a Associação Brasileira de Educação a Distância ABED

Um bom meio que você pode consultar para verificar a validade do seu certificado é a Associação Brasileira de Educação a Distância, a ABED, uma sociedade científica, sem fins lucrativos, criada em 1995 por um grupo de educadores interessados em novas tecnologias de aprendizagem e em educação a distância.

No site você pode pesquisar quais são as instituições associadas e, portanto, legítimas. Muitos certificados também são carimbados com o símbolo desta instituição. Cuidado para não cair em golpes!

Pesquisar a legitimidade e a veracidade do curso é sempre muito importante, mas cuidado para não acreditar prontamente que ele é reconhecido pelo MEC e, por isso, que merece credibilidade.

É, sim, verdade que um curso EAD só é válido se for reconhecido pelo MEC, mas isso vale somente para cursos de graduação e pós-graduação, ou seja, de nível médio, fundamental e superior e não para cursos online e de pequena duração!

Apesar disso, algumas instituições como o SENAI e o SENAC possuem cursos de curta duração e gratuitos, que são, reconhecidos pelo MEC e igualmente confiáveis.

Analise a formatação do certificado

Fique atento à formatação do seu certificado, pois há um padrão estabelecido para que ele seja aceito. O certificado deve ser assinado pelo coordenador da instituição e conter informações específicas da mesma, como o CNPJ e o Número de Autenticidade.

Somente assim, o certificado terá validade nacional, ou seja, amparado pela Lei nº 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), pelo Decreto 5154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e definidos pelas áreas da Portaria MEC 09/2006.

Deve constar também o número de horas cursadas pelo aluno, bem como o nome completo do mesmo, o período em que o curso foi realizado, e o tema/conteúdo deste, sendo emitido também em um papel específico para isso.

Saiba mais no vídeo:

Verifique o reconhecimento da Instituição

Essa é a parte mais importante! O curso, e a instituição, devem ser reconhecidos pelo mercado e emitidos por uma entidade idônea, ou seja, que não tenha indícios de fraude.

No caso de EAD, tais fraudes podem ser certificados vendidos pela internet ou com carga horárias recebidas em troca de trabalhos não monitorados, ou até mesmo aqueles que são emitidos automaticamente sem que o aluno tenha realizado o curso.

Além disso, é imprescindível que você se informe sobre os professores que darão o curso e, posteriormente, assinarão o certificado! Procure saber a formação e a especialidade dele e como você poderá tirar dúvidas..

Estas são algumas dicas importantes para que você encontre uma ótima instituição de cursos a distância, que oferece ensino de qualidade, boas ferramentas de ensino um certificado válido em todo território nacional!

E você? Já está a procura de um bom curso EAD? Divida suas dúvidas e opiniões com a gente.