Como Saber se um Curso a Distância tem Qualidade

Com a correria das grandes cidades, o trânsito e a quantidade de tarefas e responsabilidades que temos, ir à aula todos os dias pode ser muito mais complicado do que se parece!

Por isso, a Educação a Distância (EAD) tem sido uma das alternativas mais viáveis para quem, apesar de todos os contratempos, não quer abrir mão de uma formação profissional de qualidade .

  • Porém, como saber se o curso a distância que escolhemos é, realmente, de qualidade?

A seguir, você verá várias dicas para identificar a legitimidade do seu curso e da instituição que o ministra, evitando que a boa intenção de estudar e se profissionalizar termine em prejuízo.

Pesquisar é a melhor opção!

Ao buscar seu curso EAD, é primordial que você avalie bem as opções antes de decidir! Sabendo da importância e seriedade dos estudantes que buscam esta forma de estudo, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um documento intitulado “Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância”, em que indica o que você tem direito de saber antes de se matricular no curso.

Dentre outras informações,ele diz que que o estudante deve ter acesso aos seguintes dados:

  • Métodos de ensino;
  • Tecnologias usadas;
  • O tipo de material didático usado;
  • Os tipos de interação disponíveis;
  • Quanto tempo leva para o tutor responder às dúvidas.

Credenciamento junto ao MEC

Dentre as etapas de verificação da legitimidade do seu curso, é imprescindível que ele esteja credenciado junto ao MEC, pois isso irá comprovar se este já foi reconhecido e fiscalizado pelo Ministério, o que irá garantir a validade do mesmo.

Os procedimentos de credenciamento de EAD, novos e em tramitação, devem ser complementados junto ao Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (Inep) que, após avaliação presencial, irá reconhecer, junto ao MEC, a veracidade do curso e a posterior validade do seu certificado. Você pode conferir estas informações no site.

Histórico dos Docentes

Como em qualquer outro curso – presencial ou não – é importante ter consciência sobre a formação dos docentes, pois isso irá repercutir diretamente nos conteúdos e, principalmente, na ideologia que será transmitida por detrás deles. Portanto, procure se informar sobre os professores que irão lecionar no seu curso, buscando conhecer seus currículos e trabalhos anteriores.

Os tutores, por exemplo, devem ter formação superior na área de conhecimento do curso, além de qualificação específca em EAD. Os coordenadores devem ter experiência em magistério superior, sendo os melhores avaliados pelo MEC àqueles com título de doutor, mestres e especialista.

Com isso, você estará mais consciente sobre a diretriz do seu curso e, principalmente, se este se aplica ao seu perfil de estudante.

Avaliação nos Indicadores de Qualidade

Para medir o rendimento das Instituições de ensino superior, o MEC publica o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), que analisa a qualidade do ensino, tanto nos cursos profissionalizantes, como na graduação.

Saiba mais no vídeo:

Auxilio ao Aluno

Informe-se sobre o que a Instituição disponibiliza para auxiliar os alunos ao decorrer do curso. Por exemplo, os estudantes online necessitam de um canal de comunicação com a Instituição de Ensino, bem como com os professores, para esclarecer dúvidas ou demais questões referentes ao conteúdo das aulas.

Procure saber qual será o meio de comunicação com estas instituições (e-mails, redes sociais, etc), e também qual a periodicidade destas conversas.

Além disso, o acesso à biblioteca online é um item tido como necessário para a formação dos estudantes.

Certificados reconhecidos

De nada adianta gastar tempo e dinheiro para, ao fim do curso, ter uma certificação que não é apreciada no mercado de trabalho. Além da qualidade do curso, os diferenciais e valores, é essencial saber se o certificado é válido para todo território nacional. Assim, você que garante que ao concluir os estudos, será valorizado por isso e terá melhores chances na carreira.

Portanto, como vocês podem perceber, não há nenhum segredo sobre os famosos cursos EAD! Basta estar atento e se informar sobre algumas questões pontuais, para que você obtenha o sucesso e a credibilidade que tanto deseja!