Como ser um Excelente Agente de Turismo e Construir uma Carreira de Sucesso

O país cresce, as cidades ficam mais bonitas, o nível econômico da população sobe.

E com isto sobe também a demanda por profissionais do turismo.

O agente de turismo que se dedica mais a carreira, consegue ter mais sucesso e ter uma vida com conforto e qualidade.

Sabe o que tudo isso significa? Tem mais gente querendo viajar!

Para ajudar quem quer conhecer o Brasil e o mundo existe a figura do agente de turismo.

Cabe ressaltar que esse profissional, apesar de muito requisitado atualmente, precisa se qualificar bem para transmitir confiança e, principalmente, veracidade em relação às informações que fornece.

Atendimento e conhecimento são requisitos-chave para esse profissional.

E você?

Pretende ser um agente de turismo?

Veja a seguir as 5 dicas primordiais para ser um excelente profissional do setor turístico.

Compreenda o perfil do turista

Compreender os desejos e os objetivos do cliente é o primeiro passo para que o restante da negociação seja tranquila, honesta e, ao fim, bem-sucedida.

Portanto, o agente deve perceber, a partir das coordenadas de seu cliente, qual a melhor opção de destino que se enquadra no orçamento, no objetivo e na companhia escolhida para partilhar.

Assim, você elimina o risco de sugerir destinos, hospedagens e meios de locomoção que não se adequam nem ao gosto do turista e, muito menos, à quantia que este está disposto a gastar.

Nesse sentido, não tenha medo de perguntar, com educação e sutileza, claro, quanto o cliente está disposto a pagar e o que ele imagina para a viagem.

Questione-o bastante para entender o perfil dele.

Use e abuse criatividade para agradar em todos os momentos

O agente de turismo deve ser criativo, ou seja, disponibilizar ao seu cliente alternativas e novas oportunidades que, sozinho, ele não conseguiria alcançar.

Se muitos agentes oferecem o destino mais pedido no momento, seja diferente!

Demonstrar cuidado para solucionar problemas e interesse pelo que deseja o cliente, é fundamental para que se construa um bom relacionamento entre ambos.

O cliente irá perceber, nestas propostas e inovações, o diferencial de se consultar com um expert em vez de programar sozinho a sua viagem.

Seja um Agente com conhecimento teórico-prático

É essencial que o agente conheça muito bem as empresas com que irá lidar, bem como os trâmites necessários para realizar a viagem do seu cliente.

Lhe informando assim as precauções necessárias, tanto em relação à documentação para a viagem, quanto datas, horários, valores e, inclusive, informações específicas do destino, como leis e vacinas que devem ser tomadas antes da viagem.

É primordial também que o agente tenha capacidade para lidar com imprevistos, propondo alternativas que agradem ao turista, tendo consciência da importância e compromisso com o seu trabalho.

Respeite o cliente acima de tudo

Todos sabem que não é fácil trabalhar com o público, ainda mais quando se diz respeito a uma viagem, ou seja, o momento em que o cliente espera que, no mínimo, tudo esteja perfeito.

Portanto, é primordial que, neste momento, o agente saiba respeitar as opiniões e os gostos dos clientes, ao mesmo tempo em que traz, cuidadosamente, novas propostas, mas nunca esquecendo que o foco de seu trabalho é agradar ao outro.

Não deixe de se especializar

Este novo conceito de agente de turismo depende, primordialmente, da conscientização mútua do agente de viagem e das agências, no que diz respeito a políticas e programas de qualificação profissional.

Portanto, investir em cursos de formação em turismo, aprendizado de idiomas, bem como em novos cursos que trabalhem com as relações no meio de trabalho, serão um diferencial para o profissional do turismo.

Saber mesclar os seus conhecimentos práticos e teóricos com um bom atendimento permitirá oferecer um serviço diferenciado e de qualidade ao seu cliente.

Pronto para ser um excelente agente de turismo?

Siga as nossas dicas e se destaque no mercado!

Abraço.

Fique online e leia outros artigos aqui no GIUO, para aumentar seu conhecimento.

Deixe uma resposta