Antes começar a vender o seu software é importante entender a mente do seu futuro cliente.
Assim você pode ser mais certeiro na sua abordagem e não perder tempo tentando vender para pessoas que não são seu público alvo.
Índice do Artigo
Motivos pelas quais as pessoas compram software
As pessoas têm muitos motivos diferentes para comprar produtos.
É seu trabalho de vendedor descobrir que motivo (s) os convencerá a comprar.
As razões geralmente são baseadas nas emoções que eles querem experimentar, e não nas razões lógicas.
Aqui estão alguns motivos para você começar:
- Eles querem proteger seus computadores, informações pessoais e uso da Internet.
- Eles querem executar tarefas comuns ou do escritório mais rapidamente do que antes.
- Eles querem criar e fazer coisas que seriam difíceis ou impossíveis de fazer
- sem o software.
- Eles querem economizar tempo fazendo as coisas cada vez mais rápido do que sem o software.
- Eles querem conjuntos de utilitários que farão várias tarefas ao mesmo tempo.
- Veja também: Curso de Vendas Online para Quem Nunca Vendeu
Tipos de software para vender
Existem muitos tipos de produtos que você pode vender.
Você primeiro precisa determinar quem é seu público-alvo e qual item específico eles desejam.
Ou você pode vender alguns diferentes em um pacote.
Aqui está uma boa lista:
- Antivírus, Produtividade, Segurança, Negócios;
- Publicações na Web para crianças Ferramentas para Desenvolvimento Educacional;
- Bancos de Dados Referência,
- Jogos para Desktop;
- Entretenimento Gráficos Multimídia Internet;
- Utilitários de Sistemas de Rede de Música Sistemas Operacionais;
- Utilitários Financeiros
- Edição de Vídeo;
- Pacotes de programas de Escritório
- Edição de Fotos e videos
- Software Desenvolvimento Web;
Palavras e frases que ajudam quem vende software
Apenas uma palavra simples ou frase em seu carta de vendas ou anúncio pode ser a diferença se uma pessoa comprar
ou não seu programa.
Você precisa usar aquelas que descrevam de forma persuasiva o seu produto.
Você pode usá-los para títulos, benefícios, recursos, e etc.
Aqui estão algumas palavras e frases direcionadas aos benefícios que um software pode gerar:
- Economize tempo, fácil de usar, pressione um botão e realize várias tarefas;
- Mais rápido, execute automaticamente diversas funções com mínimo esforço;
- Simples instalação configuração rápida, carregamento rápido,
- Download rápido e Suporte gratuito;
- Guia passo a passo de como começar a usar ainda hoje;
- Seguro e de fácil navegação;
Gráficos ou imagens que vendem software
Já ouviu aquela frase?
Uma imagem vale mais que mil palavras?
Como você deve saber, as imagens muitas vezes podem vender melhor do que apenas palavras.
As pessoas se imaginam nas fotos e se convencem a comprar o produto.
Até as cores do site e os gráficos podem levar as pessoas a comprar.
Aqui estão algumas ideias de imagens para usar nas suas páginas de vendas:
- Pessoas que estão felizes na frente do computador;
- Uma captura de tela atrativa do software que você vende;
- O logotipo da marca do software;
- Imagem do resultado final / benefício do uso do software;
- Um benefício do software que ajuda o cliente a usar o sistema.
- Gráficos que mostem o retorno que o uso do programa poderá gerar;
Histórias que vendem software
Na maioria das cartas de vendas, anúncios em áudio ou em vídeo, geralmente há uma mini história que os anunciantes
usam para atrair você para o produto.
Algumas pessoas até se imaginam na história ao ouvi-la.
Sem duvidas é uma grande arma fazer seu público alvo se imaginar usando o seu programa.
Aqui estão algumas boas histórias:
- Como uma pessoa teve maior produtividade porque o software economizou tempo;
- Uma história sobre como uma pessoa fez coisas legais no computador para datas importantes;
- Como o software economizou dinheiro ao não precisar mais terceirizar certo serviço.
- Uma história sobre como ensinar as crianças a usar o software para melhorar suas notas.
Produtos acessórios para vender junto com o software
Uma vez que uma pessoa decide comprar ou se tornar um cliente, é uma boa ideia oferecer outro produto logo após, porque eles já estão no ritmo de compra.
Geralmente, é mais fácil vender para um cliente existente do que um novo cliente em potencial.
Aqui estão algumas ideias adicionais dos produtos acessórios:
- Uma versão mais atualizada ou melhorada do software;
- Equipamento de computador especial que o software pode usar;
- Passo a passo do software com Instruções em vídeo com dicas exclusivas;
- Branco de dados de Itens que o software pode usar e etc;
Ideias de bônus ou conteúdo que Venda de software
Principalmente às empresas ou afiliadas concederão às pessoas bônus de informações ou usarão o conteúdo do site para convencê-las a comprar uma licença de seu programa.
Eles também os usam como incentivos para que as pessoas se inscrevam na sua lista de email.
Aqui estão algumas sugestões de bônus ou conteúdo para vender software:
- Uma lista dos softwares com melhor classificação em cada categoria;
- Como usar o software para outras tarefas às quais não se destina;
- Como fazer backup de seu software, caso ele pare de funcionar;
- Como recuperar o software após um erro no computador;
Palavras-chave e frases que vendem software
Muitas pessoas gostam de promover seus produtos nos mecanismos de pesquisa ou com pagos por clique, anúncios porque são boas fontes tráfego.
O objetivo principal aqui é usar ou escolher as palavras-chave e as fases certas que aumentarão a classificação do seu site ou venderão o melhor.
Aqui estão algumas palavras-chave e frases para você começar:
- software, software de negócios, software para pequenas empresas;
- (tipo de software), software de contabilidade, software de gestão;
- (marca de software), software de edição de vídeo, software músicas;
- (nome do software), desenvolvedor de software;
- software livre, software de jogos;
- aplicativos de software, site de software, software de (tipo do software);
- downloads de software, software de mídia (áudio, video);
- utilitários de software, download de software de (tipo do software);
- downloads gratuitos software para (tipo do software);
Bônus e Ofertas especiais para vender software
Muitas pessoas decidem comprar produtos por causa de uma oferta ou oferta especial .
As pessoas estão sempre procurando uma boa pechincha ou um incentivo extra.
As pessoas usam razões lógicas para comprar para justificar seus desejos e necessidades emocionais.
Aqui estão alguns exemplos de ofertas especiais para:
- Download online grátis de outro software similar;
- Um desconto na próxima compra de software, se o comprar dentro de 6 meses;
- Atualizações gratuitas do software para toda a vida;
- Um cupom de R$XX para quando a próxima versão do software for lançada;
Agora é colocar em prática e testar o que funciona para vender o seu software
Espero que as dicas acima possa lhe ajudar a vender mais licenças do seu software.
Apesar e existirem vários tipos de programas destinados a resolver os mais variados problemas certamente ao implementar e testar as táticas de vendas acima você irá ter um retorno positivo em muitas delas.
Só que tem que colocar em prática ideais na gaveta não valem nada.
Abraço e boas vendas!