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A Epidemia do Marketing Viral: Como Usar esta Estratégia na Sua Empresa
Hoje, quando falamos em marketing viral,
o que vem facilmente em nossa mente são os vídeos que bombaram no youtube nas últimas semanas.
O tal “vírus” nos diverte e entendemos que a novidade, irreverente ou chocante, realmente precisa ser passada a diante.

Esquecemos porém que o marketing viral pode se tornar uma arma estratégica poderosa para promover a marca da sua empresa, desde que ele seja utilizado de uma forma inteligente. Veja mais no vídeo

Vídeo sobre marketing viral para empresas

Surgimento do termo “marketing viral”

O termo “viral” surgiu quando, no início do ano 2001, com e-mails gratuitos que convidam os leitores a experimentar o serviço e fazer com que repassassem para terceiros, devido ao conteúdo criativo e dinâmico, sem qualquer esforço extra dessa empresa.

Com a proliferação dos conhecidos spans, o marketing viral perdeu força pelo correio eletrônico e passou a dominar as redes sociais, como Facebook e Twitter.

Para se entender a essência do viral é necessário que estejamos conectados

Sua disseminação é semelhante a uma epidemia, que passa de uma para 100 pessoas em questão de minutos, ou até mesmo segundos.

O que existe de fato no marketing viral é a troca entre o consumidor que recomenda essa ideia e os receptores, que têm a vida modificada pelo o que aquela ideia representa.

Ou seja, se sua empresa oferecer um conteúdo original pela internet, um serviço bem prestado e orientado, pode se transformar em um marketing viral sem a necessidade real de se escrachar determinados assuntos, para que gerem polêmicas e, assim, caiam nas graças do internauta.

Assim, todos saem ganhando na disseminação de um  conteúdo viral.

Pessoas influenciadoras nas redes socias

Ao utilizar-se do viral numa estratégia de disseminação de uma mensagem, é preciso observar que algumas pessoas têm mais chance de espalhar o vírus para toda a sua rede.

Os agentes contaminadores, que são o cerne da propagação de uma ideia viral, devem ser identificados e sempre cortejados para que uma estratégia de viralização funcione.

Mesmo assim, a tarefa de se criar e ativar um viral é bem mais difícil do que pode parecer.

Agências de marketing digital, como uma agência de viagem, por exemplo, e clientes geralmente não possuem um conteúdo interessante que possa ser transformado numa mensagem que resulte num viral.

É preciso da ajuda de um profissional ou agência de marketing, que trabalhe com otimização de site, para que sua empresa tenha sucesso em se propagar na internet, sem correr o risco de criar uma campanha inversa de marketing viral.

O mesmo vírus que glorifica, também pode matar.