A cultura certa faz seu negócio prosperar!
Se você lidera uma unidade de negócio – uma equipe, um departamento ou uma empresa – você já pensou sobre a cultura corporativa?
Você já leu sobre como ter a cultura certa leva a resultados excepcionais.
Acerte a cultura, os gurus dizem, e o resto vai magicamente cuidar de si mesmo.
E você acredita se você é ou já foi parte de uma equipe de alto desempenho.
Tudo faz sentido, é divertido, e os resultados fluem.
O problema surge quando você tenta pegar seu time atual, que não é ruim, mas não tem nada de especial, e mudar a cultura.
É difícil, não é?
Os gurus dizem para escrever uma declaração clara da missão, alinhar com os valores, e comunicar (em excesso).
Isso funcionou para você? Acho que não.
Aqui está o por quê:
- A cultura é relativa, varia de dia para dia e de indivíduo para indivíduo. Não é algo que o líder pode controlar. É uma variável dependente, não independente. A cultura é um resultado e não um input.
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Pense no clima, não na cultura
Ah. OK.
Isso se encaixa na minha observação do mundo real.
Mas então como faço para levar minha equipe atual a níveis mais elevados de desempenho?
Bem, a cultura não é uma variável que o líder controla, mas o clima é.
Você define o clima para a sua unidade.
O clima sim é um input.
- Que comportamentos você reconhece e recompensa?
- Qual é o seu nível de energia?
- Os seus funcionários sentem que você confia neles? Como você lida com a gestão do stress e a resolução de conflitos?
- Como você reage ao fracasso? (Na verdade, não vamos chamar de fracasso. Chamaremos de “aprendizagem”.)
O líder tem uma enorme influência sobre o clima em sua unidade.
O líder determina o tom.
A grande descoberta da liderança…
Aqui está a descoberta:
- Se você promover o clima certo, você terá direito a cultura.
Vários anos atrás, observei um jovem líder rodeado por uma cultura de reação e pânico.
Embora fosse uma empresa bilionária e negociada publicamente, era essencialmente um negócio familiar.
Quando o fundador dizia, “Pulem!” – o que aconteceu muitas vezes – a resposta culturalmente adequada era: “Quão alto?”
Períodos de “aperto financeiro” foram um acontecimento comum.
A maioria dos gerentes de nível médio saía de uma reunião onde havia sido repassada uma diretiva de corte de custos ou melhoria dos lucros, e jogava a responsabilidade em seus subordinados:
“Encontrem uma maneira de cortar X mil dólares”.
O jovem líder tomou um caminho diferente
Ele passava um tempinho em seu escritório, recolhia seus pensamentos, e traçava um plano.
Então ele iria informar sua equipe da missão, mas também fornecer o contexto, a orientação, e uma abordagem.
Mais importante, ele mudou a paisagem emocional.
Ele criou um buffer e um pequeno oásis de razoável calma.
Ao longo do tempo a cultura de sua unidade mudou.
Decisões e gestões do negócio tornaram-se mais colaborativas.
Os subordinados aprenderam a pensar em vez de apenas fazer.
O jovem líder definiu o clima e mudou a cultura dentro da sua pequena área de influência.
A propósito, sua unidade também aumentou as vendas em 19% e os lucros em 46 % sobre o ano anterior.
De adulto para adulto versus de pai para filho, mudando a cultura como clima certo
A mesma ideia de criar um clima para uma mudança de cultura foi incorporada em um recente discurso de um especialista sobre estimular a inovação nas empresas.
Ele adaptou os conceitos de Análise Transacional ao local de trabalho, dizendo:
“Se você quer acender mais inovações, você tem que interagir com os seus colaboradores de adulto para adulto, em vez de pai para filho”.
Que ideia mais poderosa e uma metáfora clara.
Quando você tem um clima de cima para baixo, de comando e controle, pai e filho, em que tipo de cultura geralmente resulta?
Empregados que, em sua maior parte, colorem dentro das linhas e fazem o que lhes é pedido.
Uma nova missão, provavelmente não vai mudar isso.
Valores realinhados podem até mudar isso, mas a definição de um novo clima lhe dará a peça que faltava: como fazê-lo.
Um caso de sucesso e resultados obtidos por um líder focado no clima do seu time
Eu vi a mesma coisa, como cliente, em uma empresa que entregava um grande serviço e trabalhava excepcionalmente bem em equipe.
Fiquei intrigado, então eu falei com o gerente da unidade.
Ele explicou que seu antecessor havia contratado vendedores com problemas financeiros e problemas com bebida, que “tinham que vender para comer.”
Isso criou uma desconexão com o target de alta renda e com o materiais high-end de marketing fornecidos pela sede da empresa
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O novo gerente fez várias mudanças no clima da unidade, começando com a contratação de um modelo diferente e mais profissional de vendedores.
Ele alinhou os processos de marketing com os de venda – e com o cliente alvo.
Mas ele também acompanhou todas as medidas chave de desempenho, compartilhando informações financeiras e resultados livremente em toda a unidade, e modelou integridade e paixão para o negócio.
Ele conseguiu enormes melhorias nos resultados de negócios de sua unidade.
Mas a realização mais importante foi que ele havia estabelecido um novo clima, que resultou em uma cultura que impressiona o cliente. Isso é raro.
Depois de conversar com ele e ouvir sua história, eu não estava de todo surpreso quando ele foi rapidamente promovido a um papel muito maior na sede.
As boas e más notícias sobre a cultura da organização…
Acertar na cultura é extremamente importante para alcançar resultados superiores, mas a cultura não é controlável para líderes empresariais.
No entanto, a cultura é o resultado do clima, e líderes podem definir o clima de sua unidade.
A definição de um clima que produz uma cultura de alto desempenho é difícil.
É preciso uma liderança real. E criatividade. Energia. Flexibilidade. Princípios. Perseverança. Mas funciona.
E é extremamente gratificante.
Boa sorte!