A temporada de vendas de final de ano está chegando.
Muitas lojas já prepararam sua decoração de natal, incentivando seus clientes a encherem seus carrinhos com presentes para seus entes queridos.
Contudo, um crescente número de pessoas está usando a Internet para fazer suas compras, evitando aglomerações, e optando por uma maior variedade de escolhas e a conveniência de ter os itens entregues em suas portas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela National Retail Federation, quase metade dos consumidores – 46.7% – irão fazer suas compras de final de ano online, um ligeiro aumento dos 43.9% do ano passado. A FedEx, por exemplo, já disse que espera lidar com 9% a mais de pacotes em seu dia mais movimentado do ano: 12 de dezembro.
Com isso em mente, os profissionais de marketing online precisam de uma estratégia específica de final de ano para atrair os clientes para seu website e, mais importante, fazê-los comprar efetivamente.
Eles precisam analisar os dados [do ano passado] e identificar os picos de conversão. Então, eles devem se antecipar, analisando o impacto em seus estoques e promoções.
Por exemplo, se os consultores de vendas pressupõem que a sexta-feira anterior ao natal será o dia mais movimentado, eles podem ter uma surpresa.
Na verdade, algumas pesquisas revelam que as vendas dispararam na segunda-feira anterior, talvez pelo crescente interesse em compras online devido à sua simplicidade – e frequentemente com frete gratuito.
5 dicas para quem está se preparando para a temporada de vendas:
Entenda os fatos: A informação mais importante é saber exatamente quando seus clientes estão propensos a fazer uma compra e adaptar suas campanhas de acordo com esse dado.
Os vendedores mais bem sucedidos planejam a temporada de vendas com antecedência e tem uma visão clara das taxas de conversão semana por semana, dando-lhes os dados necessários para intensificar suas promoções durante os períodos de maior venda.
Pontualidade é fundamental: há duas datas importantes que os profissionais de marketing dever ter em mente: A data limite para a preparação dos presentes, e a data limite para as diferentes formas de envio. As taxas de conversão cairão na medida em que as pessoas não comprarão se elas não puderem receber o presente a tempo. Então, os anunciantes precisam focar suas campanhas, mas também saber quando parar, evitando gastos desnecessários com publicidade.
Seja criativo: Criatividade é essencial sempre, mais importante ainda durante a temporada de venda de final de ano, quando há grande competição pelo fechamento delas. Passe longe das mensagens habituais e repense em sua campanha para que ela seja mais adequada ao momento.
Permaneça relevante: Consumidores são ocupados e eles têm muitas opções de escolha. Selecionar as palavras-chave irá ajudar na busca, colocando as empresas no topo da lista e aumentando as chances de fazer uma venda. Esta época do ano é especialmente desafiadora por ser um período de tempo limitado. É importante agir na medida certa.
Capitalize na generosidade: A temporada de final de ano é diferente do resto do ano porque os consumidores tendem a comprar para outras pessoas ao invés de para si próprios. As campanhas de marketing devem ser adaptadas para essa outra mentalidade. Isso inclui assegurar-se de que as palavras-chave nas buscas capturem a ‘psicologia de presentear’.