Está pensando no seu futuro profissional?
Como você vê sua carreira daqui 10, 15 ou 20 anos?
Veja neste artigo 5 dicas para planejar uma carreira profissional promissora para seu futuro.
Iniciando o planejamento da vida profissional
Planejamento de carreira profissional nada mais é do que um plano de carreira onde são analisados os passos que devem ser tomados para que se atinja a meta de carreira proposta, pelo próprio profissional.
Planejar a carreira é responsabilidade exclusiva do profissional:
É ele quem deve determinar seus objetivos e buscar caminhos para alcançá-los.
O planejamento de carreira motiva e guia o profissional a seguir os passos previstos para alcançar os objetivos traçados;
Permite que esses objetivos sejam mais facilmente alcançados, já que houve uma organização para tal.
O planejamento só é possível por meio de dedicação e estudo.
- Leia também: 10 Super Livros para Te Guiar nos Negócios e na Vida
Etapas do planejamento de carreira profissional:
- Reflexão: Este é o primeiro passo para iniciar o planejamento. O profissional deve refletir sobre seus objetivos e competências antes de qualquer coisa;
- Fazer um teste psicológico: Estes testes mostram quais atividades combinam melhor com cada personalidade, e dão sugestões de profissões a serem seguidas.
- É muito importante que o profissional dê atenção não só ao sucesso financeiro que determinada profissão pode lhe proporcionar, mas também à realização pessoal, buscando uma área de trabalho que lhe possibilite sentir prazer e satisfação, ainda que pareça um tanto arriscado.
- Escolher um trabalho prazeroso e que o satisfaça aumenta muito as chances de crescimento e estabilidade;
- Analisar experiências anteriores: Pensar nas experiências passadas, erros e acertos, selecionar o que mais proporcionou crescimento e agregar todo o aprendizado adquirido para obter sucesso futuro;
- Estudar o próprio comportamento: Para se ter sucesso, é necessário possuir um comportamento adequado, ou trabalhá-lo.
- Analisar o espírito de liderança, as atitudes na hora de tomar decisões, a organização, administração do tempo e a maneira de solucionar problemas são características essenciais para qualquer tipo de profissão;
- Aproveitar as oportunidades: Depois de ter traçado todo o caminho a ser seguido, é hora de correr atrás e aproveitar todas as oportunidades que surgirem.
https://www.youtube.com/watch?v=k_K0pOa4Fn8
Ora dá pratica, siga seu plano e construa sua carreira
Agora é hora de colocar seu plano em ação.
Sega e vá adaptando seu planejamento a medida que sua carreira vai se desenvolvendo.
Com isto, certamente o seu sucesso profissional e pessoal será não somente uma conquista, mas uma consequência.
E aí, gostou do artigo!
Compartilhe abaixo sua opinião.
Abraços!
https://guiaituonline.com.br/reforma-trabalhista/