Atualmente as lideranças empresariais, tendem a cada vez mais aproximarem seu lado humano diante de seus companheiros de trabalho.
Aquela imagem de que existe um líder e seus seguidores, deve ser afastada, de modo a temporizar todas as ações do grupo esta em crise.
Índice do Artigo
Líder deve ter Foco nos Talentos Humanos da Equipe
A potencialização dos talentos humanos remete a um olhar mais crítico, onde a valorização das pessoas assume destaque em detrimento da severidade nas relações hierárquicas.
O mundo hoje por ser dinâmico e estar sempre em constante mudança, traz consigo a necessidade de uma maior liberdade de escolha e ações.
E talvez a confiabilidade em talentos, a valorização pessoal, e a otimização dos afazeres diários, poderão fazer com que a cada dia, todos os resultados sejam potencializados de modo exequível e adequado.
A liderança servidora permite que os lideres setoriais, independente de sua denominação, tenha uma maior possibilidade de extrair ao máximo o talento de todos os seus comandados e companheiros de trabalho.
Nos dias atuais, a liderança autocrática tem perdido espaço, pois tal posicionamento pode levar o grupo ao afastamento e desunião.
Isso automaticamente levará a resultados inóspitos, que nada trará de lucratividade ao grupo, setor ou empresa.
O líder atual precisa ser um bom Coaching
O líder atual necessita potencializar ideias e também a utilização dos métodos crescentes no que se relaciona ao Coaching. Que utiliza diversas técnicas contemporâneos para liberar/acessar o potencial humano.
Outro modelo que se destaca é o de liderança democrática que incentiva no compartilhar de ideias, ouve as sugestões, estimula a participação, busca o consenso e decide.
Estes métodos servem principalmente para que todos participem das ações, e para potencializar talentos.
Não basta ter um talento, sem que ele seja trabalhado ao máximo. Como nos diz o treinador Bernardo Rezende (Bernardinho).
“Sucesso se faz através – Trabalho + Talento = Sucesso, destes 99,9% é trabalho e o restante é voltado ao talento”.
Resumindo o a liderança moderna
O objetivo principal é desenvolver estudos que demonstrem a necessidade das mudanças de postura relacionadas aos modelos de liderança, destacando os modelos de liderança servidora, autocrática, democrática e a liderança coaching.
O líder também deve considerar os jovens de hoje nas suas relações e tensão com o ambiente organizacional.
Destacando aspectos de salários, liberdade e tranquilidade para exercerem suas funções tendo assim possibilidade de evidenciar e desenvolver seus talentos.