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Por que sua Empresa Deve ter Estratégia Competitiva?

Em primeiro lugar, estratégia competitiva é quando uma empresa decide competir no mercado em resposta às estratégias e das posições de seus competidores, a fim de ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Ao definir o posicionamento estratégico da sua empresa, o passo seguinte é definir as vantagens competitivas sustentáveis que serão desenvolvidas ou aproveitadas, partindo das competências e dos recursos disponíveis na empresa.

Entre as vantagens competitivas mais comuns, estão:

  • ser capaz de oferecer um serviço superior ao cliente;
  •  ter o melhor produto do mercado; estar em uma melhor localização geográfica;
  • obter custos mais baixos do que seus concorrentes; possuir estilos mais atraentes aos seus compradores;
  • tecnologia patenteada; nome da marca bem conhecido e  combinar bom serviço à qualidade e preço aceitável.

Mas para formar uma vantagem competitiva, a sua estratégia empresarial deve ter o objetivo de proporcionar para os seus compradores o que eles percebem como sendo valor superior, ou seja, um produto a preço menor ou então um produto bem melhor que vale a pena pagar a mais por ele.

Como conseguir esta tão sonhada estratégia competitiva?

Você pode se especializar mais sobre o assunto fazendo cursos online e pesquisando sobre a área.

É de grande importância que a sua empresa tenha uma estratégia competitiva frente aos concorrentes.

O único propósito de planejamento estratégico é tornar a sua empresa apta a ganhar vantagem sustentável em relação aos concorrentes.

Ela quem vai estabelecer uma posição lucrativa para a sua empresa contra as forças que determinam uma competição.

Em geral, as empresas podem adotar três tipos de estratégia competitiva:

  •  Estratégia de diferenciação: busca alcançar vantagens pela introdução de um ou de mais elementos de diferenciação em seus produtos e serviços, justificando assim, os preços mais elevados;
  • Estratégia de foco: é um tipo de estratégia para se obter vantagens competitivas ou então, pela oferta de produtos e serviços a um menor custo ou pela diferenciação deles, porém, em um segmento de mercado mais restrito ou localizado;
  • Estratégia de liderança em custos: visa obter vantagens competitivas em relação a oferta de produtos e serviços, a um custo mais baixo que de seus concorrentes.

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Ter um planejamento estratégico ou formulação da estratégia competitiva é muito importante para a empresa.

Isso porque dificilmente ela poderá criar condições para responder a todas as necessidades, em todos os possíveis segmentos do mercado, onde dificilmente ela poderá mudar drasticamente suas condições de atendimento ou então pular de um segmento de mercado para outro.

Por isso, o planejamento estratégico é capaz de propiciar à empresa, uma identificação da direção em que pretende se mover, orientando suas competências para novas oportunidades de mercado, criando valores para os seus clientes atuais e potenciais.