As 8 Maiores Gafes na Entrevista de Emprego (Não Passe Vergonha!)

Com certeza, você já ouviu muitos casos sobre falhas em entrevistas que, mesmo que engraçadas, foram motivo de eliminação de um candidato. A entrevista de emprego é um momento decisivo na carreira de qualquer pessoa, por isso merece atenção. Porém, a etapa não precisa ser encarada como algo assustador, afinal, a calma e a confiança em si mesmo são as chaves para garantir uma boa conversa.

Quer se dar bem na entrevista de emprego? Confira a seguir as principais gafes que podem acontecer e saiba como evitá-las!

Chegar atrasado

Pode inventar a desculpa que quiser: o trânsito, o ônibus que não passou, o seu cachorro que não te deixou sair de casa: não adianta, chegando atrasado você já vai começar com o pé esquerdo.

A dica é se informar sobre qual será o melhor caminho até o local da entrevista. Depois, faça uma estimativa de quanto tempo você poderá demorar para percorrer o trajeto e saia alguns minutos antes para evitar qualquer contratempo, pois para você podem ser apenas 10 minutinhos, mas para aqueles que vão te avaliar pode significar que é desorganizado ou irresponsável.

Cometer muitos erros de português ao falar

Não se esqueça de que você não está em casa e sim passando por um momento de avaliação, portanto, tome cuidado com as palavras e expressões que utiliza para se comunicar. Não use gírias nem palavrões e evite aquelas famosas “muletinhas” que colocamos no meio das frases quando ainda estamos pensando no que responder, como o “tipo”, o “aí” e outros.

Preste atenção também para falar um português limpo e correto. Fique atento às conjugações dos verbos (“se eu VIR tal pessoa”, e não “se eu VER”), à concordância (“FAZ cinco anos”, e não “FAZEM cinco anos”), e ao famoso “para MIM fazer”, que deve ser “para EU fazer”.

Usar vestimenta inadequada

A primeira impressão está baseada naquilo que você está vestindo. Portanto, não seja descuidado nem informal demais, prefira roupas neutras, mas que tenham a ver com você e com a empresa aonde está indo trabalhar.

As mulheres não devem abusar dos decotes ou de saias muito curtas e nem da maquiagem. Já os homens devem evitar as bermudas, camisetas regatas e, dependendo do lugar, até calça jeans. Por isso, pesquise sobre o perfil da empresa, assim você terá uma ideia do que vestir!

Banner 468x60

Não saber nada sobre a empresa

Antes da entrevista, pesquise tudo o que puder sobre a empresa: o que eles fazem, como gostam de trabalhar, quais são os parceiros e os concorrentes no mercado. Quanto mais você souber sobre a empresa e sobre a vaga a que está se candidatando, mais preparado estará para responder bem sobre aquilo que eles esperam e procuram!

Veja mais no vídeo abaixo:

Deixar o celular ligado

Todos sabem que é chato quando, no meio de uma conversa ou em algum momento importante, alguém esquece o celular ligado e recebe uma mensagem ou ligação. Então, não queira passar por esse vexame justamente na sua entrevista! Hoje estamos todo o tempo conectados e ninguém quer perder nada, mas tenha certeza de que esses minutos offline irão valer a pena!

Falar mal do último emprego

Por mais que você estivesse extremamente infeliz com o último lugar onde trabalhou, nunca fale mal dele na entrevista, pois assim irá parecer que os pontos negativos são sempre culpa da empresa. Isso deixará seus entrevistadores inseguros sobre como você poderá agir no novo emprego e, principalmente, qual será a “propaganda” que fará deles por aí, além de passar a impressão de ser alguém arrogante!

Focar apenas nos benefícios e no salário

Embora estes sejam fatores extremamente importantes e decisivos, não deixe parecer que são seus únicos objetivos e motivos pelos quais você está interessado na vaga. As empresas, no geral, preferem alguém que esteja interessado no que ela tem a oferecer além do dinheiro, e, principalmente, naquilo que você pode fazer por ela.

Viu só? Com essas dicas fica simples se sair bem em uma entrevista! Fique tranquilo e atento ao que aprendeu e o sucesso será garantido. Boa sorte!