7 Habilidades Importantes para o seu Desenvolvimento Pessoal em 2018

Você deseja ser mais produtivo e efetivo?

Desenvolva habilidades importantes para o seu desenvolvimento pessoal e ganhe destaque no mercado de trabalho.

Para estar no caminho do desenvolvimento pessoal temos que fazer mudanças, nos esforçar e realizar o que for preciso. Conheça alguns passos que vão te ajudar a atingir seu desenvolvimento pessoal:

1. Assumir responsabilidade

Lembre-se que as responsabilidades são suas, então ninguém poderá fazer isso por você. Aproveite as pessoas ao redor para te dar apoio, porém nenhuma delas poderá fazer as coisas por você. Se você deseja fazer um determinado curso, por exemplo, não fique esperando alguém ir até lá e te matricular. E não se esqueça de que o fato de ter que ser você é porque você é a pessoa que mais se beneficia.

O seu desenvolvimento depende de você e se outros lhe ajudarem com suporte, ótimo, mas não fique esperando por essa assistência para poder dar início às suas tarefas.

2. Criar um foco de aprendizado

Não fique se perguntando o que aprendeu hoje, mas se questione sobre o que você quer e precisa aprender hoje. Além da casualidade e do acaso, tenha em mente o que você precisa nesse momento e intensifique o seu desenvolvimento pessoal. Que tal criar um foco de aprendizado mensal?

É óbvio que você irá aprender muitas coisas aleatoriamente, mas ter um foco te ajuda conscientemente a aprender novas habilidades e adquirir conhecimento, que são ainda mais importantes para o seu crescimento pessoal.

3. Ter uma razão pela qual você queira aprender

Vincule tudo isso a uma poderosa razão levando em conta o que você vai ganhar como satisfação pessoal, um passo para uma próxima promoção ou prazer. Ligue o seu aprendizado nas coisas que realmente são importantes para você. Lembre-se sempre que essa é a razão que te ajudará a se manter na disciplina, sempre motivado e melhorando as chances de continuar a aprender.

Veja mais no vídeo:

4. Dedicar tempo

Você até pode dizer que deseja aprender e com isso obter um crescimento pessoal. Porém, o seu foco e calendário te dará a maior prova de que isso é realidade para você.

Construa habilidades importantes e de valor, mas para isso será preciso investir em energia, tempo e dinheiro, sem contar que você precisará ter um plano de desenvolvimento profissional/pessoal sério o bastante para que você possa dedicar o seu tempo de forma diferente, ou seja, mesmo que esteja bem ocupado, irá priorizar o seu aprendizado e o seu crescimento.

5. Conectar-se com tudo

Você já possui uma imagem clara do que é o seu foco de aprendizagem e junto com uma poderosa razão, então conecte tudo o que você ler, observar e experimentar nesse objetivo.

Banner 468x60

Ou seja, vamos supor que eu precise levar um grupo de profissionais a desenvolver uma nova habilidade por mês, como eu vou me preparar e facilitar a aprendizagem desse grupo é o que estou pensando constantemente em relação a tal habilidade.

Isso fará com que o meu subconsciente observe mais lições, exemplos e conexões que eu jamais veria em outras situações. Então, se você tem o seu foco de aprendizagem, passará a se perguntar no jeito em que essa situação, experiência ou conversa se relacionará com o que terá que aprender.

Usando desse filtro você conseguirá aprender mais rápido e muito mais do que imagina.

6. Ter atitude pró-ativa

As ideias que você observa são excelentes, mas enquanto você as manter em sua cabeça, elas não passarão de ideias. Se você quiser colher benefícios em seu desenvolvimento pessoal, então tenha atitude!

7. Buscar ajuda

Você poderá encontrar a ajuda de que precisa por meio de mentores, workshops e outros. O mais certo é que o auxílio que tanto precisa venha em forma de “coaching”. Você poderá ter um treinamento formal ou informal em sua organização externa e interna, pago ou gratuito.

Leve com você: se você sabe o que deseja sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional, faça desse treinamento parte do seu plano.

Nunca se esqueça de que o seu desenvolvimento pessoal está bem ao seu alcance e dentro do seu controle, assim, quanto mais você aprender, mais ganhará.

Jogue fora os obstáculos que te afastam do seu objetivo, como:

“Não tenho tempo”, “Não tenho dinheiro para realizar o que preciso”, “Sou muito velho para isso”, “Me agarro muito ao passado”, “Tenho muito medo do futuro” ou “Fico me culpando pelo meu fracasso o tempo todo”.

Liberte-se e alcance o seu desenvolvimento pessoal!